Preço de imóveis à venda em São Paulo sobe no 4º trimestre e é o segundo maior já registrado desde a pandemia, revela relatório do QuintoAndar

O relatório também avaliou a tendência de busca dos compradores paulistas. “Imóveis de cobertura” é o filtro mais utilizado, seguido por novos e reformados, armários da cozinha e vista livre.

Confira o levantamento na íntegra aqui

O preço do metro quadrado de imóveis à venda em São Paulo subiu no 4º trimestre e fechou o ano a R$ 7.015 em média. É o que revela o Relatório de Compra e Venda QuintoAndar, divulgado hoje.

O valor é o segundo maior já registrado desde o início da pandemia, perdendo apenas para o apurado no segundo trimestre do ano passado, quando ele ficou no patamar de R$ 7.153.

A alta em relação ao trimestre anterior foi de 1,83%. Já o crescimento em relação ao quarto trimestre de 2022 foi de 2,59%.

“A alta taxa de juros que perdurou acima da casa dos 13% até agosto fez com que muitas pessoas deixassem o sonho da casa própria adormecido. Mas o mercado foi favorecido pela economia e a renda das famílias registrou crescimento. Com o ciclo de redução da taxa Selic e a gradual melhora no acesso ao crédito e ao financiamento, é possível esperar um bom começo de ano”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar.

Parte do aumento no preço de compra e venda na capital paulista se deve à alta dos valores na região Sul (8,5%) e Leste II (7,4%), áreas com as maiores elevações em comparação com os últimos três meses do ano passado. A zona Centro Oeste apresentou maior retração no período (-4,5%).

Ainda de acordo com o relatório, o Tatuapé se manteve como bairro mais procurado para compra de imóveis em 2023. A área da Zona Leste é seguida por Vila Mariana e Mooca, que completam as três primeiras posições.

Veja abaixo a lista dos bairros mais buscados para compra e venda em São Paulo no ano passado:

1. Tatuapé
  2. Vila Mariana
  3. Mooca
  4. Pinheiros
  5. Butantã
  6. Moema
  7. Brooklin
  8. Bela Vista
  9. Penha de França
  10. Aclimação

‘Apartamento cobertura’ é o filtro mais utilizado por quem busca comprar um imóvel em SP

Além de definir os bairros de preferência, em São Paulo os apartamentos de cobertura e com filtros de novos e reformados são os mais atrativos para compradores da capital. Logo atrás aparecem armários da cozinha e vista livre.

“Um imóvel desse tipo é sempre atrativo pois reúne características muito admiradas por quem está à busca de um apartamento, como privacidade e tranquilidade, uma vista livre e uma valorização sempre em alta”, afirma Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar. “Além disso, as pessoas usam o filtro porque muitas vezes não é algo que seja fácil distinguir apenas pelas fotos.”

Veja a lista com os dez mais:

1. Apartamento cobertura
  2. Novos ou reformados
  3. Armários na cozinha
  4. Vista livre
  5. Churrasqueira
  6. Sol da manhã
  7. Ar-condicionado
  8. Armários embutidos no quarto
  9. Luminosidade natural
  10. Rua silenciosa

O levantamento leva em conta os filtros mais utilizados na procura de imóveis na plataforma do QuintoAndar durante o ano de 2023.