Barra da Tijuca é bairro mais procurado no Rio para compra de imóveis em 2022, aponta QuintoAndar

Relatório mostra que demanda está concentrada em bairros das zonas Oeste e Sul da capital fluminense

Confira o levantamento na íntegra aqui

A Barra da Tijuca foi o bairro mais procurado do Rio de Janeiro para compra e venda de imóveis em 2022. A conclusão faz parte do Relatório de Compra e Venda do QuintoAndar, divulgado hoje. No ano passado, o bairro da Zona Oeste superou a Tijuca na procura por imóveis, deixando a localidade do Centro-Sul na segunda posição.

Ambos oferecem grande oferta de serviços, o que gera grande atratividade para quem deseja comprar um imóvel.  No caso da Barra, muitos imóveis foram lançados nos últimos anos, o que atrai uma demanda por imóveis mais novos.

Segundo o relatório, boa parte da demanda por imóveis na capital fluminense se concentrou em bairros da Zona Sul e da Zona Oeste, esta última com grande quantidade de unidades lançadas nos últimos anos. Copacabana, Recreio e Botafogo fecham a lista dos cinco bairros mais procurados

Vinicius Oike, economista do QuintoAndar, explica que o mercado imobiliário na capital manteve o aquecimento registrado nos últimos anos, apesar do aumento dos custos do financiamento imobiliário e da desaceleração registrada no fim do ano.

“O crescimento econômico no pós-pandemia e a forte recuperação do mercado de trabalho impulsionaram o mercado imobiliário ao longo do ano, a despeito da alta taxa de juros”, destaca Oike.

Em 2022, segundo o Relatório de Compra e Venda do QuintoAndar, o preço médio do metro quadrado dos imóveis negociados foi de R$ 5.039 – 9,56% maior do que o registrado em 2021.

Ainda de acordo com o relatório, o desconto médio das transações realizadas no período foi de 4,8% – 0,2 ponto percentual acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Isso significa que os proprietários tiveram que conceder mais desconto para concretizar a negociação.

Veja a lista dos dez bairros mais procurados para compra e venda na cidade:

1- Barra da Tijuca

2- Tijuca

3- Copacabana

4- Recreio

5- Botafogo

6- Ipanema

7- Jacarepaguá

8- Freguesia

9- Méier

10- Flamengo

Procura por coberturas em alta

Além de definir os bairros de preferência, os compradores do Rio classificam os apartamentos de cobertura e com armário embutido no quarto como itens primordiais. Logo atrás aparecem  sol da manhã e armários na cozinha. O levantamento leva em conta os filtros mais utilizados na procura de imóveis no site do QuintoAndar durante o ano de 2022.

Veja a lista com os dez mais:

1- Apartamento Cobertura

2- Armário Embutido no Quarto