1 em cada 3 moradores que planeja mudar de casa no Centro-Oeste pretende morar de aluguel, maior percentual entre as cinco regiões do país

Censo QuintoAndar de Moradia, feito em parceria com o Datafolha, revela que, em média, 30% da renda familiar é comprometida com o pagamento do aluguel na região

Confira aqui o levantamento completo. Ou baixe aqui o PDF.

O Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa inédita realizada em parceria com o Instituto Datafolha, aponta que 31% dos moradores da região Centro-Oeste que planejam se mudar nos próximos dois anos pretendem morar de aluguel. Trata-se do maior percentual dentre as cinco regiões do Brasil.

Para quem opta pelo aluguel, o depósito caução aparece como a principal alternativa de garantia locatícia a ser utilizada, sendo citado por 2 de cada 3 moradores da região (61%). O depósito fica à frente de outras opções como seguro (12%) e fiador (4%).

Quando o assunto é mexer no bolso, a região Centro-Oeste aparece como uma das que o pagamento do aluguel menos compromete os moradores. Abaixo da média nacional (R$ 686), o morador gasta em média, por mês, R$ 640. Além de ser inferior à média do preço praticado no país, o valor também é aquém se comparado às regiões Sul (R$ 791) e Sudeste (R$ 824), além das regiões metropolitanas de São Paulo (R$ 1078), Rio de Janeiro (R$ 834) e Belo Horizonte (R$ 876).

Apesar do valor baixo, o preço do aluguel praticado nos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal ainda demanda quase 1/3 da renda familiar mensal, comprometendo 30% dela. Em comparação com as outras regiões do país, o número fica à frente do Norte (29%) e do Nordeste (27%).

O estudo revela que, apesar das famosas ‘plaquinhas’ pelas ruas das cidades serem o principal local onde as pessoas procuram imóveis (56%), a tecnologia tem ganhado cada vez mais destaque na procura de uma nova propriedade.

O uso de redes sociais como o Instagram e Facebook toma a segunda colocação, com 47%. Na sequência, aparecem os buscadores de internet (43%), imobiliárias tradicionais ou até mesmo de bairro (39%), sites ou aplicativos de locação (38%) e corretoras de imóveis (37%). Na outra ponta, panfletos distribuídos nas ruas (24%) e conversas com zeladores e porteiros de imóveis (31%) são os que os entrevistados menos utilizam.

Metodologia da pesquisa

O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.